O Evangelho hoje diz que não há mais tempo de esperar, Jesus convoca aqueles que se dispõe a anunciar o reinado de Deus que é transformação de vida para todas as pessoas. Jesus é muito diferente de outros mestres da época. Ao invés dos discípulos pedirem para seguir o mestre é ele quem os convoca para missão. Pedro, Tiago e João ao escutar o chamado de Jesus não hesitaram largaram tudo e o seguiram. De forma igual Jesus convida a todas as pessoas continuamente a partir do nosso batismo somos convocados a serem fazer Igreja para o reino de de Deus. Não importa qual seja nossa situação, não importa qual seja a nossa profissão ele nos convida a segui-lo onde estamos, nos convida a ser exemplos de amor e humanidade aonde estivermos. Em casa, no trabalho em nossa profissão em qualquer lugar e situação podemos ser exemplos de um cristianismo vivo e verdadeiro.
O mundo vive hoje de forma muito cara a pandemia da covid 19. Muitas coisas mudaram e ainda vão mudar. Mesmo diante de tanta imperícia e falta de atitude do governo, nós podemos ver pessoas com ações de amor e solidariedade. Profissionais da área de saúde que se doam completamente, muitas vezes trabalhando além do que deveriam, muitos sendo voluntários cuidando dos doentes, cuidando das pessoas. Essa atitudes são atitudes em prol do reinado de Deus. Não existe nada mais cristão do que cuidar dos outros. Muitos desses profissionais desistem de estar com suas famílias para ir para a linha de frente, correndo riscos. Isso é atender ao chamado de jesus, é isso que ele quis dizer quando disse o meu reinado é de paz e amor é mudança de mente, para uma nova consciência de amor e doação, porque foi o que Jesus fez durante todo o seu ministério, ele se doou para as pessoas. Mesmo diante de tanto sofrimento e perdas sempre devemos olhar com esperança porque Deus está conosco, ele nunca nos abandonará. Existem muita literatura da teologia que buscam definir a “essência do cristianismo.” Contudo, para conhecer a espinha dorsal de nossa religião não precisamos recorrer a nenhum teoria, basta olhar e ver nos evangelhos como Jesus guiou sua vida, o que era importante para ele, qual seu objetivo e qual causa ele dedicou toda a sua vida. Quando as pessoas praticam a humanidade a justiça, solidariedade, compaixão, fraternidade e paz, estão trabalhando para a causa do reinado de Deus. E foi isso que Jesus fez e pediu. A única forma de olhar a vida na visão de Jesus é olhar como ele olhava, sentir como ele sentia, o único modo de agir e agir como ele agia, orientando a vida para que tenhamos um mundo mais humano, com menos ódio sem violências. Evidente que não é um caminho fácil manter-se orientado para o reinado de Deus, mas quando trabalhamos nesta direção, podemos sentir que a fé se transformaf se torna mais criativa e sobretudo, mais evangélica e mais humana.
0 Comments
O evangelho de João proclama Jesus como a Palavra , verbo o logos. Deus assume nossa própria carne para fazer-se um de nós, e nos mostrar como ele realmente é e o que ele quer de nós. Para nós que somos cristãos o que Deus realmente representa? Qual a importância de sua palavra para nossa vida? O quanto seguimos no seu caminho? Precisamos ter me mente bem claro se estamos dispostas a receber o Cristo e sua palavra e principalmente se queremos seguir o caminho de Jesus.
O evangelho diz “a palavra de Deus se fez carne” ele quer comunicar-se conosco, sua mensagem é muito simples é uma mensagem de amor e entrega, não há outro caminho a seguir se não for o caminho do amor. Amor a Deus aos nossos irmãos e irmãs, as pessoas próximas, aos que necessitam, amor ao mundo. Diferente dos outros três evangelhos que narram o nascimento de Jesus, os pastores, o presépio, Maria, José e o menino, no Evangelho de João somos convidados a penetrar mais profundamente nos mistério de Deus. A palavra de Deus vem ao mundo, através do Cristo para iluminar a todos e todas. Temos um Deus que se fez homem, identificado com nossas fraquezas, sofrendo nossos problemas. Mesmo assim ainda procuramos buscar Deus no céu, quando ele está aqui embaixo bem perto de nós. Veio aos seus, mas o seus não o aceitaram, Deus continua a buscar acolhida em nossos corações. O orgulho, raiva, ódio e o rancor nos deixam cegos e nos fecham para Deus. Neste natal muitas famílias estão passando separadas, muitos pais que não abraçam seus filhos, irmãos que não se confraternizam, a pandemia impediu muitas coisas, talvez muitos sonhos tiveram que ser adiados, muitas coisas mudaram e ainda mudarão em nossas vidas. Primeiro, precisamos ter consciência, de que o número de vítimas e pessoas infectadas só tem aumentado e que enquanto não houver vacina para todos e todas é importante manter-nos o máximo possível afastados para impedir que o vírus avance ainda mais, observando as normas e protocolos. Isso é um sinal de amor e cuidado agindo com solidariedade com aqueles que amamos. Uma certeza podemos ter, ele está conosco, não podemos nos afastar de Deus e permitir que o medo nos afaste da oração e do culto é neste momento que precisamos nos unir em oração e cuidado por todos. Deus está no íntimo de cada um de nós, ele é presença real em nós. Esta presença não pode ser captada pelos nossos sentidos, ela e percebida quando silenciamos em oração, quando olhamos para dentro de nós mesmo e percebemos que ao nosso redor existe a Graça de Deus e que ela é algo presente e constante. Viver é acolher de forma responsável essa o maior dom que já recebemos, a própria vida. Nem sempre pensamos assim, na maioria das vezes achamos que a vida é algo que nos é devido, somos os donos dela. Pensamos que o certo é que tudo seja feito em função de nós mesmos, tem gente que pensa que Deus tem que atender nossas vontades porque nos me criou. Sem se importar com os outros. Assim nos fechamos para Deus e nos tornamos incapazes de acolher sua graça. Um dos nossos grandes pecados é viver sem acolher a Luz. |
Artigos
Maio 2023
|
Website com tecnologia Weebly. Gerido por Hostgator Brasil Ltda