(MT 14: 22-32) A passagem do evangelho que acabamos de ouvir nos revela um Jesus mais humano, este é o único momento nos Evangelhos em que Jesus perde uma argumentação, aqui os papéis se invertem e é a mulher cananeia que ensina jesus, ele sempre tem uma resposta, deste vez a resposta é dada pela mulher estrangeira. Do ponto de vista histórico teológico é preciso entender que as comunidades na época em que o evangelho foi escrito estavam passando por imensas dificuldades, disputas internas, xenofobia pois, os judeus discriminavam os gentios, lembrando que haviam ainda no seio das comunidades a questão judaizante, a discussão se os novos seguidores de Jesus, os não judeus, deviam ou não se submeter as leis e tradições judaicas. Estas discussões causaram profundas divisões nas comunidades cristã recém nascidas. Neste contexto, Jesus está fora do território de Israel e encontra-se com uma mulher estrangeira, para a época é muito subversivo, falar com uma mulher, pois a mulher era considerada objeto, posse e ainda um ser impuro, além de tudo estrangeira, isto piora muito a situação se olhada do ponto de vista dos nacionalistas judeus da época. As palavras de jesus foram duras, fortes, bem aliadas ao pensamento machista e religioso da época, pois os judeus odiavam os fenícios e suas tradições, se achavam eleitos e um povo muito superior aos outros. Jesus diz: “Não é correto pegar o pão dos filhos e jogá-lo aos cães (vs.26).” Para os judeus os povos estrangeiros eram tidos como cães, como seres imensa inferioridade. Jesus se coloca como aquele que veio apenas para os filhos de Israel. É uma passagem obscura, mas, ao mesmo tempo elucidativa porque revela a humanidade de Jesus e ao mesmo tempo seu senso de humildade e o quanto ele vai evoluindo em seu ministério. Corrigido pela Mulher sírio fenícia Jesus se emenda imediatamente, passando por cima e abolindo as severas leis de pureza ritual que proibia que judeus comecem com pagãos. Jesus torna acessível a todas as pessoas a Graça de Deus. Jesus está sempre muito atento a vida, que é pura manifestação da presença de Deus. Jesus olha com muito cuidado aos pequenos e desamparados, porque eles são os principais convidados do Reinado de Deus que é para todos e todas. Essa passagem nos leva uma reflexão, como agimos com as pessoas diferente? Como agimos com aqueles e aquelas que não estão de acordo com nossas convenções ou ideias? Muitas pessoas agem com imensa violência contra pessoas diferentes, contra outros tipos de religião que não sejam aquelas que achamos moralmente aceitável. Muitas vezes achamos melhor expor e condenar, ideias ou condutas que achamos erradas do nosso ponto de vista, as que não aceitamos ou que nosso filtro do ‘senso comum’ não acham adequadas, então, repudiamos com tal força e veemência o que não entendemos e não queremos entender ou por algum motivo nos incomoda. É mais fácil do que aceitar e conviver com o diferente. Jesus nos faz um convite a sermos integrantes dessa nova ideia deste novo modelo de vida, renunciando o preconceito e toda e qualquer ausência de amor nos despindo de qualquer orgulho afastando de nosso convívio o egoísmo e a ganancia para vivermos o plano de Deus que é vida, eu vim para que tenham vida e a tenham em abundancia do grego (περισσὸν) perisson, muito além da medida a vida que ele nos oferece é plena, digna onde todas as pessoas são iguais diante de Deus, não tem judeu nem grego, pobre ou rico, homem ou mulher pela Palavra que é viva e liberta Jesus revela o mistério mais profundo da vida que é a alegria de vive-la em toda a sua intensidade e simplicidade. Deus está na alegria. Segundo Rubens Alves, o diabo está sempre vestido de paletó e gravata, ele não sabe contar piadas e nem sabe dançar: é o espírito da gravidade. Deus ao contrário, a oração já começa no riso. Aqueles que levam as coisa tão seriamente e tudo com profunda gravidade estão muito fora da Graça de Deus, se tornam inquisidores julgando e condenando a tudo e todos. Não nos esqueçamos Deus é amor onde há amor, Deus aí está.
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Maio 2023
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